O Rio Branco lançou nesta segunda-feira (31) seu novo uniforme oficial de goleiro para a temporada 2025, em homenagem a Jorge Reis, que na década de 1970 bateu o recorde mundial de goleiro com mais tempo sem sofrer gols. O uniforme já está à venda na loja oficial do clube (loja.riobrancoes.com.br) e vai estrear no Campeonato Brasileiro da Série D.
A camisa retrô fabricada pela Kappa faz uma releitura do uniforme utilizado por Jorge Reis entre 1970 e 1971, quando o goleiro capa-preta ficou impressionantes 1.605 minutos sem ser batido, entrando para o Livro dos Recordes. O uniforme é predominantemente preto, com gola estilo polo e escudo branco, como era utilizado na época.
“É uma forma de manter viva a memória de Jorge Reis, que fez o nome do Rio Branco estampar jornais e revistas de todo o mundo e ganhar ainda mais projeção. O lançamento também marca os dez anos de falecimento do nosso eterno goleiro, e fica como mais uma homenagem eterna”, destacou o gerente de Comunicação e Marketing do Rio Branco, Rafael Gomes.
Recorde histórico
No lançamento, o clube capa-preta fez uma reconstituição do duelo entre Rio Branco e Corinthians, no dia 13 de dezembro de 1970, quando Jorge Reis quebrou o recorde mundial. Naquela partida, disputada no Estádio Engenheiro Araripe, o Brancão venceu o Timão por 2 a 0 e o goleiro capa-preta fechou o gol, defendendo diversas finalizações de Roberto Rivelino. Ao todo, foram 1.605 minutos sem sofrer gols (19 jogos/27 horas).
Após quebrar o recorde mundial naquele dia, Jorge Reis só foi ser vazado no jogo seguinte, contra o Flamengo, quando o Capa Preta saiu derrotado.
Ainda hoje, 55 anos depois de fazer história, e mesmo sendo ultrapassado anos depois, Jorge Reis ainda é o terceiro goleiro na lista do recorde mundial sem sofrer gols.
A camisa está sendo vendida no site clube (loja.riobrancoes.com.br) e na loja Baú do Cabeleira, em Vila Velha, pelo valor de R$ 239,90. Sócios-torcedores possuem desconto de até 20%, o que faz o valor cair para R$ 191,90.
Kappa
O Rio Branco anunciou a Kappa como sua nova fornecedora de material esportivo em novembro de 2024, substituindo a Ícone. A gigante marca italiana vai produzir todos os uniformes do clube. O clube já lançou, desde então, três uniformes de jogo, além da linha de treino e passeio.
A chegada da Kappa ao Rio Branco é mais um marco do novo momento vivido pelo clube capixaba, que este ano se transformou em SAF (Sociedade Anônima do Futebol) e constituiu um projeto de ascensão no cenário nacional. Essa é a primeira vez que a tradicional empresa italiana fornece material esportivo para um time de futebol do Espírito Santo.
Com mais de 100 anos no mercado, sendo uma das maiores do mundo no segmento, a Kappa já produziu o uniforme de grandes clubes e seleções do futebol mundial. Atualmente, a empresa é responsável pela camisa de clubes como Vasco, Monaco (França), Racing (Argentina), Real Valladolid (Espanha) e Fiorentina (Itália).